Institucional

 

Histórico

 

Aos 18 dias de agosto de 1958, um grupo de empresários londrinenses, liderado pelo então Prefeito Antônio Fernandes Sobrinho, o Coletor Severo de Rudin Canziani e o empresário e comendador Julio Fuganti resolveram represar as águas do ribeirão Cambé. Isto para formar um lago artificial, com aproximadamente 3,5 mil metros de extensão e 200 metros de largura média.


Nascia o Lago Igapó. Com o projeto do Engenheiro Civil Dr. Amilcar Neves Ribas, foi construída a barragem com 142 metros de extensão por nove de altura, permitindo praticamente todas as modalidades de esportes náuticos. Junto com o lago, veio a idéia da criação do Iate Clube de Londrina. Próximo passo: ficou decidido então que seriam vendidas ações a cr$ 50 mil Cruzeiros cada. Por aclamação, foi eleito o primeiro Comodoro do Iate Clube, o Comendador Julio Fuganti.

No início, apenas uma portaria e pequenas construções, orientadas pelo arquiteto Amilcar Ribas formavam a agremiação. A ação número 1 do Iate Clube foi adquirida pelo Coletor Severo de Rudin Canziani. Em 1966, o emprespario Mário Fuganti assumiu a Presidência do Clube, quando construiu um escritório, a primeira piscina e o primeiro campo de futebol suíço. Em 1972, para movimentar mais o clube foram promovidos pequenos bailes para a juventude londrinense. 

Nesta mesma época foram construídos boxes para barcos. Em fevereiro de 1973 foi realizado o primeiro Baile do Hawai, chamado de “Uma Noite no Hawai”. De 1975 a 1985 foram construídos as quadras poliesportivas, campos de futebol, novas piscinas, quadra de tênis e outras benfeitorias. A extensão do Iate somava 123.662 m2. Com as desapropriações da prefeitura de londrina, o clube contabiliza hoje 67.235 m2, sendo 61% de área verde, com árvores esplendorosas, arbustos e flores. 

A sede social do Iate Clube é uma das melhores entre os Clubes do Paraná. Soma mais de 4.000 m2 distribuídos em dois pavimentos, com salas de apoio e ar-condicionado central no salão social, com capacidade para 1.000 pessoas sentadas e estacionamento para 180 carros. Sua agenda social é a que mais oferece opções de eventos à cidade, destacando-se os jantares dançantes (mensais), festa junina, dia da criança, baile dos anos 60, noite do chorinho, carnaval, bailes do Hawai e Reveillon.

O Baile do Hawai é realizado desde 1973, sendo reconhecido como destaque social no Paraná. É considerado o maior acontecimento social da região, reunindo 9.000 pessoas em suas edições, com duas bandas ao ar livre, neste 2007 será realizado sua 35º edição. 

O Iate Clube do terceiro milênio conta com: 1 ginásio de esporte, 1 quadra poliesportiva coberta, 1 quadra de tênis coberta, 2 quadras de tênis, departamento náutico, 2 piscinas grandes e 2 infantis, sendo duas aquecidas, 2 piscinas de biribol aquecidas, sauna, bocha, 20 churrasqueiras, parque infantil, campos de futebol suiços. Poço artesiano, vestiários da piscina, complexo esportivo com sanitários, bar e salas de apoio, academia, bar e restaurante, auditório, sala de sinuca, sala de televisão, palco para eventos ao ar livre e complexo operacional com cozinha, sanitários, sala de apoio, lavanderia e oficinas. 

No Iate foi criada a modalidade de futebol suíço, no Brasil. No Clube é desenvolvido um dos melhores campeonatos da cidade em nível técnico e disciplinar, inclusive com novas regras. O quadro social do Iate é formado de 1.913 sócios proprietários, com mais de 5.141 dependentes.A média de idade dos proprietários é de 43 anos; 65% possuem curso superior completo. 

A localização é privilegiadíssima. Bonito pela própria natureza, o Iate Clube nasceu á beira do Lago Iagapó. Oferece uma excelente sede social, esportes, lazer, cultura e entretenimento. Seu plano diretor é obedecido com constantes obras, sintonia dos poderes executivos, deliberativo e fiscal. As mesmas metas e ideal, mantém sempre o Iate em destaque na cidade.


Iate Clube de Londrina - Todos os direitos reservados.
Av. Higienópolis, 2.135 - Centro - Londrina - PR - Fonte: (43) 3305-6300
IMAGINACOM